quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bicicletas brancas no Brasil.

A simbologia das bicicletas brancas, conforme este blogueiro já havia postado, sobre o movimento dos PROVOS em Amsterdam agora vira protesto no Brasil em decorrência dos ciclistas vítimas do transito em várias cidades do país. 


Protesto contra violência no trânsito é realizado por ciclistas em Florianópolis

Uma bicicleta fantasma será pendurada próximo à rótula da Praça Santos Dumont

Ciclistas das associações Bike Anjo Floripa e ViaCiclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis) e estudantes fazem na manhã desta quinta-feira uma manifestação em respeito à vida. A morte da estudante Lylyan Karlinski Gomes, que pedalava próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi um dos estopins do movimento. A ciclista morreu na segunda-feira, dia 1º, atropelada por um ônibus, em um local próximo à rótula da Praça Santos Dumont, no bairro Trindade.  Segundo a Polícia Militar cerca de 150 pessoas participam do ato.

Por volta das 8h20min os manifestantes fecharam a rótula da UFSC. Ciclistas circulam de bicicleta pelo local, enquanto estudantes caminham com flores brancas e cartazes. O movimento é silencioso e o que se ouve é apenas o som das campanhias das bicicletas.

Ciclistas e estudantes largaram as bicicletas, se deram as mãos e fizeram um minuto de silêncio em homenagem à morte da estudante.

Por volta das 8h45min, o trânsito de veículos no local foi liberado e os estudantes e ciclistas ficaram no canteiro central. 

A bicicleta fantasma, pintada de branco, está sendo pendurada em um poste do canteiro da rótula. O objeto - de ação da ViaciClo - é como um memorial a um ciclista, um protesto permanente, além de representar também a violência no trânsito de um modo geral. Esta será a sétima bicicleta pendurada na cidade.

Por volta das 9h20min, os manifestantes fecharam novamente a rótula e circulam por ela de bicicleta. Nem todos os motoristas que passam pelo local apoiam o protesto.

Após o fechamento de cerca de 20 minutos o trânsito de veículos foi liberado às 9h45min.

Depois do protesto na rótula os estudantes e ciclistas seguem para a retoria da UFSC.

Os organizadores ainda decidiram se vão ou não até a garagem da empresa Insular para exigir punição ao motorista. Eles pedem que os motoristas passem por reeducação de trânsito para aprender a conviver com os ciclistas da cidade. 

— A intenção é chamar a atenção. A sociedade precisa participar porque isso não foi acidente — disse Daniel Costa, presidente da ViaCiclo.

>> Acidente expõe fragilidade do sistema cicloviário de Florianópolis
O inquérito para a investigação do acidente da estudante Lylyan foi instaurado na terça-feira, dia 2, pelo delegado Otávio César Lima, da 5ª Delegacia de Polícia. 

jovem estudava Oceanografia e estava indo de bicicleta para o campus de Florianópolis por volta das 8h20min de segunda-feira quando foi ocorreu o acidente com o ônibus — o local não tem ciclovia nem ciclofaixa. 

O que é a bicicleta fantasma 

A bicicleta é pintada de branco e pendurada, como um memorial a um ciclista e um protesto permanente. Mas o presidente da ViaCiclo - que promove a ação em Florianópolis -, Daniel de Araújo Costa, complementa que a bicicleta fantasma representa também a violência no trânsito de um modo geral e é um pedido constante pelo bom senso e respeito nas vias das cidades. A iniciativa, adotada em vários países, teve início nos Estados Unidos, em 2003.
Fonte: Jornal Zero Hora, 4 de julho 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário