" O colecionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais pessoais. O Colecionaismo é uma reunião de coleções de materiais específicos, de colecionadores diferentes ou não, que são mostradas em conjunto em uma exposição qualquer."
Por Aline Rechmann - Jornal Folha Nativa - Iraí - RS
É assim que Fabricio Alves, 36 anos, natural de Porto Alegre - hoje residente em Iraí -, abre seu blog dedicado a uma paixão antiga : as bicicletas.
Fabricio, mais conhecido como Bricio Monareta, começou a sua coleção há 5 anos, movido por um sonho de infância: ter uma monareta. A vontade de colecionar bicicletas iniciou quase ao acaso:
" Estava eu, desempregado, em um ônibus da linha Rubem Berta, dirigindo-me ao centro de Porto Alegre. Quando o coletivo passava pela avenida Sertório, avistei um hippie sobre uma bicicleta Berlineta anos 70. Essa imagem não me sai da cabeça , foi depois desta imagem que pensei em adquirir a primeira bicicleta antiga . Depois disso consegui um emprego em Xangri-lá, no restaurante de meu pai. Do meu primeiro salário reservei uns reais para comprar a primeira bicicleta antiga que poderia encontrar . Falei com todos que trabalhavam no restaurante, que se soubessem, de alguém que tivesse uma Monareta ou Berlineta que me avisassem. Duas semanas depois o motoboy da empresa falou que tinha uma monareta verde à venda em uma bicicletaria. Prontamente fui à bicicletaria e avistei a relíquia. Negociei o preço e comprei por módicos R$ 35,00 reais. Quando cheguei ao restaurante todos riam da minha cara.
-Tu és louco? Não podes ser certo da cabeça. Diziam. Porém esta foi a primeira quando nem me passava pela cabeça que me tronaria colecionador de bicicletas ", lembra o apaixonado pelas magrelas que remosntam seu tempo de infância. Fabricio realizou seu sonho comprando uma monareta 1982, muito deteriorada , que após uma reforma passou a chamar a atenção de todos, por onde passava. " Sempre tive minha vida vinculada às bicicletas. Todos os finais de ano, o presente principal era uma bike novinha. O divertimento era ver meu pai montá-la e eu sair no outro dia pelas ruas do bairro onde morava em Porto Alegre", lembra Fabricio.
Após a realização do sonho de ter uma monareta, o colecionador passou a buscar pela segunda bicicleta que teve na infância: uma berlineta 1976. A procura o levou a diversos ferros velhos e bicicletarias com estoques antigos, onde a paixão só aumentou. As buscas pela internet e as conversas com outors colecionadores fizeram de Fabricio uma referência no assunto, tanto que o Programa Patrola, veiculado pela RBS-TV abriu suas portas à coleção de bicicletas. " Após enviar um e-mail para o programa , o apresentador ICO TOMAZ , conhecedor e apreciador de antiguidades , resolveu fazer uma matéria para o programa em 2009", comentou Bricio Monareta. Atualmente, o colecionador leva suas 25 relíquias para diversas exposições e alimenta um blog sobre sua paixão (http://bricio-monareta.blogspot.com/), que já contabiliza mais de 20 mil visualizações. " O interessante dessas bicicletas é que fazem sucesso entre crianças, jovens e adultos, os modelos são difíceis de encontrar e a coleção requer muito cuidado e dedicação. Mas as bicicletas são resistentes e chamam atenção por ser um modelo que não se fabrica mais", explica Fabricio.
Bem meus caros amigos aí está a matéria na íntegra.
Só tenho a agradecer aos meus leitores do blog, amigos, familiares,Programa Patrola RBS-TV Globo, jornal O Alto Uruguai e ao Jornal FOLHA NATIVA. Por mostrar a coleção de bicicletas e divulgar um passado remoto, mais cheio de emoções boas.
Bricio Monareta !