sexta-feira, 26 de julho de 2013

Caloi fórmula C 3 !


Glauco de Santo André - SP 1981

Na pista de Aeromodelismo no Parque do Ibirapuera - SP.  
Grande contribuição, nota-se que a bike está em perfeito estado, aliás essas bikes eram os presentes mais esperados pela criançada nos anos 1970 e 1980.  Eu até hoje tenho uma foto, em que estou com cinco anos de idade em uma Berlineta aro 14 1979. 
Essas reminiscências que guardamos para eternidade. 
Tempos que não voltam mais. 
Obrigado pela contribuição Glauco. 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bicicletas brancas no Brasil.

A simbologia das bicicletas brancas, conforme este blogueiro já havia postado, sobre o movimento dos PROVOS em Amsterdam agora vira protesto no Brasil em decorrência dos ciclistas vítimas do transito em várias cidades do país. 


Protesto contra violência no trânsito é realizado por ciclistas em Florianópolis

Uma bicicleta fantasma será pendurada próximo à rótula da Praça Santos Dumont

Ciclistas das associações Bike Anjo Floripa e ViaCiclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis) e estudantes fazem na manhã desta quinta-feira uma manifestação em respeito à vida. A morte da estudante Lylyan Karlinski Gomes, que pedalava próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi um dos estopins do movimento. A ciclista morreu na segunda-feira, dia 1º, atropelada por um ônibus, em um local próximo à rótula da Praça Santos Dumont, no bairro Trindade.  Segundo a Polícia Militar cerca de 150 pessoas participam do ato.

Por volta das 8h20min os manifestantes fecharam a rótula da UFSC. Ciclistas circulam de bicicleta pelo local, enquanto estudantes caminham com flores brancas e cartazes. O movimento é silencioso e o que se ouve é apenas o som das campanhias das bicicletas.

Ciclistas e estudantes largaram as bicicletas, se deram as mãos e fizeram um minuto de silêncio em homenagem à morte da estudante.

Por volta das 8h45min, o trânsito de veículos no local foi liberado e os estudantes e ciclistas ficaram no canteiro central. 

A bicicleta fantasma, pintada de branco, está sendo pendurada em um poste do canteiro da rótula. O objeto - de ação da ViaciClo - é como um memorial a um ciclista, um protesto permanente, além de representar também a violência no trânsito de um modo geral. Esta será a sétima bicicleta pendurada na cidade.

Por volta das 9h20min, os manifestantes fecharam novamente a rótula e circulam por ela de bicicleta. Nem todos os motoristas que passam pelo local apoiam o protesto.

Após o fechamento de cerca de 20 minutos o trânsito de veículos foi liberado às 9h45min.

Depois do protesto na rótula os estudantes e ciclistas seguem para a retoria da UFSC.

Os organizadores ainda decidiram se vão ou não até a garagem da empresa Insular para exigir punição ao motorista. Eles pedem que os motoristas passem por reeducação de trânsito para aprender a conviver com os ciclistas da cidade. 

— A intenção é chamar a atenção. A sociedade precisa participar porque isso não foi acidente — disse Daniel Costa, presidente da ViaCiclo.

>> Acidente expõe fragilidade do sistema cicloviário de Florianópolis
O inquérito para a investigação do acidente da estudante Lylyan foi instaurado na terça-feira, dia 2, pelo delegado Otávio César Lima, da 5ª Delegacia de Polícia. 

jovem estudava Oceanografia e estava indo de bicicleta para o campus de Florianópolis por volta das 8h20min de segunda-feira quando foi ocorreu o acidente com o ônibus — o local não tem ciclovia nem ciclofaixa. 

O que é a bicicleta fantasma 

A bicicleta é pintada de branco e pendurada, como um memorial a um ciclista e um protesto permanente. Mas o presidente da ViaCiclo - que promove a ação em Florianópolis -, Daniel de Araújo Costa, complementa que a bicicleta fantasma representa também a violência no trânsito de um modo geral e é um pedido constante pelo bom senso e respeito nas vias das cidades. A iniciativa, adotada em vários países, teve início nos Estados Unidos, em 2003.
Fonte: Jornal Zero Hora, 4 de julho 2013.