quinta-feira, 27 de junho de 2013

A história das bicicletas Brancas !

 Amsterdam. Fonte: Wikipédia 
 




Os Provos - Um manifesto contra o tráfego motorizado.

Provo foi um movimento holandês de contracultura em meados dos anos 1960 que tinha como foco provocar reações violentas das autoridades utilizando-se de “iscas” não violentas. Foi precedido pelo movimento Nozem e seguido pelo movimento Hippie. Ao contrário dos outros dois movimentos, Provo foi de fato fundado, em 25 de Maio de 1965, por Robert Jasper Grootveld, um ativista anti-fumo, e Roel Van Duyn e Rob Stolk, ambos anarquistas. Provo foi oficialmente descontinuada em 13 de Maio de 1967.

A ala política dos Provos ganhou um lugar na câmara municipal de Amsterdã, e desenvolveram os “Planos Brancos”. O mais famoso deles chama-se “Plano da Bicicleta Branca”, que tinha como meta a melhoria no problema dos transportes de Amsterdã. Genericamente, os planos procuravam abordar problemas sociais e melhorar a qualidade de vida em Amsterdã.
Lista dos Planos Brancos:
  • Plano da Bicicleta Branca: Iniciada por Luud Schimmelpenninck, o plano da bicicleta branca propunha o fechamento do centro de Amsterdã a todo tipo de tráfego motorizado, incluindo motocicletas, com o intuito de elevar a freqüência de transportes públicos em mais de 40% e economizar dois milhões de florins por ano (cerca de quatro milhões de euros nos anos atuais). Taxis eram aceitos como transportes semi-públicos, mas teriam de ser elétricos e ter uma velocidade máxima de 25 m.p.h. (cerca de 40 km/h). Os Provos planejaram que o município comprasse 20.000 bicicletas brancas por ano, que deveriam ser de propriedade pública e livre para que qualquer um as utilizasse. O projeto foi rejeitado pelas autoridades responsáveis, mas os Provos decidiram seguir em frente mesmo assim. Eles pintaram 50 bicicletas de branco e as deixaram nas ruas para uso público. A polícia apreendeu as bicicletas, sob a justificativa de que elas infringiam a lei municipal que proíbe abandonar bicicletas sem prendê-las. Após as bicicletas serem devolvidas aos Provos, eles as equiparam todas com cadeados de combinação, e pintaram a combinação nas próprias bicicletas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Bicicletas antigas fazem parte de decoração de espaços VIP´s .

Matéria da Folha de São Paulo, 12 junho 2013.


Casa Cor traz dez nomes importantes da decoração e da arquitetura; veja projetos

12/06/2013 - 07h05
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COLABORAÇÃO PARA FOLHA

A organização da Casa Cor selecionou os dez nomes mais expressivos deste ano.
O evento traz nomes importantes do cenário da arquitetura e do designer de interiores nacional como Brunete Fraccaroli, Sig Bergamin e David Bastos.
Com o tema "Morar Bem", o evento atraiu de volta nomes como dos arquitetos Esther Giobbi e Roberto Migotto.
"Achei que a Casa Cor estava muito 'grande'. A mistura com espaços hoteleiros, por exemplo, não me agradava. Neste ano, ela está mais direcionada para a casa, para o morar", diz Giobbi.
Veja o que esses profissionais trazem de novidades este ano.
Casa Cor
Data: até 21 de julho
Horário: de terça a sábado das 12h às 21h30; aos domingos e feriados das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: av. Lineu de Paula Machado, 1173, Cidade Jardim (zona oeste)
Ingresso: de terça a sexta - R$ 40; sábado, domingo e feriados - R$ 49
Passaporte: R$ 90 (válido para todos os dias da mostra)
Informações: 0/XX/11 3819-7955
www.casacor.com.br

domingo, 9 de junho de 2013

Matéria da Folha de São Paulo 9 a 15 junho de 2013!





As bicicletas antigas, vintage, cult, enfim as nossas bikes dos anos 70 viram moda em todo o Brasil. Quando comecei minha coleção, não tinha a melhor ideia que essas bicicletas seriam valorizadas quase 10 anos depois. Não gastei milhares de reais, muito longe disso mas procurei na época reformá-las conforme as minhas possibilidades. Um hobby que está tomando uma grande dimensão no Brasil e na América Latina, pois temos muitos e grandes colecionadores que amam essas bikes que fizeram a cabeça da galera nos anos 1970.