quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quando a coleção tem que ser transportada.



Bem meus amigos, eu nunca tinha transportado a minha coleção. Pois no começo do mês de fevereiro saí de Xangri-lá - RS, para a cidade de Iraí - RS. Foi a primeira vez que reuni todas as minhas bicicletas. Sempre que adquira um quadro e reformava, umas ficavam em um cômodo e outras em outro. Quando tive que colocá-las todas perfiladas, vi o tamanho de uma loucura de colecionador, confesso que fiquei apavorado, achando que não caberia no caminhão todas as magrelas que tinha. O salão do meu antigo restaurante lotou de bicicletas.
Pensei? E agora o que faço?
Primeiro foram os utensílios da casa, para o caminhão, depois as minhas bicicletas.
Bem tive que deixar duas Caloi 10 no caminho, acabei presenteando um amigo. Mas as monaretas e berlinetas foram todas transportadas.
Essa foto registra toda a loucura e paixão de uma coleção, muitas vezes, não temos a dimensão de uma obsessão. Porque um colecionador é um obsessivo compulsivo.
Algumas terei que vender, pois a casa onde estou não é uma morada definitiva, e enquando não construo uma morada terei que adequá-las, a cada, mudança.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Görick 1941



Esta é uma bicicleta Görick 1941. Fiz um brik com outra bicicleta e consegui esta raridade. Segundo o primeiro dono que tem mais de 90 anos essa bicicleta pertenceu a seu pai que a comprou em 1941, sendo que o modelo é de origem germânica e sua fabricação começou em 1937. Agora há um longo processo de restauração, porém já a deixei em condições para rodar pela cidade. Arrumei o pneu da frente e lubrifiquei-a com óleo de motor todos os componentes da bicicleta. Estou estudando o processo de pintura e pesquisando para deixá-la original.